top of page
Foto do escritorVelas Dom Bosco

Como a Vela fica acessa?



Se você está aqui, provavelmente já pensou como que a chama fica acessa e para onde vai a parafina da vela sendo que é o barbante que pega fogo. Antes de qualquer coisa, temos que evidenciar que a parafina é um combustível, isso mesmo, assim como a gasolina, álcool e a gordura.


Todo combustível, em um meio comburente (com ar), ao ser exposto a uma fonte de ignição de energia (fogo do fósforo, isqueiro e etc), entra em combustão e libera energia na fonte de calor. A combustão pode ser "vista" através da chama da vela e sentida pelo calor liberado.



Quando acendemos o pavio da vela com um fósforo ou isqueiro, a chama inicial é suficiente para derreter a parafina ali presente e próxima ao pavio. A parte que é derretida próxima ao pavio é absorvida por ele e depois se vaporiza devido a fonte contínua de calor. Agora que a parafina está na forma de vapor, ela consegue ser queimada, se tornando o principal combustível do processo e manter a chama da vela acessa, o que possibilita que o ciclo se continue.


Vimos aqui que o pavio tem a função de absorver a parafina líquida, derreter a parafina líquida e conduzir a chama. A parafina sólida pode ser vista como o estoque de combustível da Vela, que a medida que a parafina vaporizada queima, calor é gerado e derrete parte desse estoque sólido. Um processo depende do outro e é por isso que a vela não pega fogo sozinha e é necessário uma fonte de calor externa para derreter e vaporizar a parafina presente no pavio.


Agora nos diz nos comentários se você sabia que o simples ato de acender uma vela seria um processo tão complexo e rápido.



Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page